Portal da Transparência Bolsa Família

Portal da transparência Bolsa Família – O Bolsa Família, benefício criado em 2003 pelo Governo Federal, é um programa destinado a aquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza. Esse auxílio financeiro é pago todos os meses a essas famílias, e desde a sua criação já ajudou a milhões de pessoas em todo o país, e ano a após ano ele continua ajudando as famílias que precisam. Quem recebe o benefício do Bolsa Família pode ter acesso a todas as informações referentes a pagamentos, datas e valores por meio do Portal da Transparência do Governo Federal, que é um site dedicado a mostrar tudo sobre como o dinheiro público é investido. Então se você quer saber como consultar o Bolsa Família pelo Portal da Transparência, continue lendo esse artigo, pois vamos ensinar o passo a passo.

O que é o Portal Transparência

O Portal da Transparência foi criado em 2004 pela Controladoria Geral da União CGU para dar acesso público à toda a população do país a como os recursos públicos estão sendo utilizados e em que eles são aplicados. O objetivo com a criação do Portal da Transparência é o de mostrar mais claramente como está sendo a gestão pública, permitindo que o cidadão possa acompanhar a utilização do dinheiro público. Com isso o Governo acredita que seja possível diminuir a corrupção no país.

No Portal da Transparência é possível fazer diversas consultas, inclusive a do bolsa família, para saber em quais municípios ele está presente, quantas famílias são beneficiadas, os valores que as famílias estão recebendo, entre muitas outras opções de consulta.

Portal da Transparência

Confira também:

Passo a passo para consultar Portal da Transparência Bolsa Família

Se você quer utilizar o Portal da Transparência para realizar consulta do Bolsa Família você pode fazer isso pelo nome do beneficiário. Realizar a consulta é muito fácil, mas você precisa ter em mãos nome completo do responsável da família e o número do CPF. Depois é só seguir os passos abaixo:

  • Entre no site do portal da transparência portaldatransparencia.gov.br e procurar a opção de consulta de “pessoa física”
  • Clique em consulta de pessoa física e digite o CPF do beneficiário que você deseja consultar e digite os meses para a consulta.
  • Confira se o nome está correto e clique em cima do nome.
  • Logo abaixo você verá um resumo dos valores que são recebidos e as datas de pagamento dos meses anteriores. Também é possível ver o dia do pagamento do mês em que a pesquisa for realizada.

Deixe um comentário